03 agosto 2008

Especial Astronomia

Com dois grandes acontecimentos ocorridos logo no início de agosto, resolvi fazer um especial e comentá-los aqui no blog. O primeiro ocorreu no final do mês de julho,no dia 31, que foi a confirmação da existência de água em Marte.O segundo aconteceu um dia depois, um belo fenômeno natural, o eclipse total do sol.

Descoberta da existência de água em marte.

Dia 31 de julho foi um dia muito importante para a ciência e astronomia. A sonda Phoenix, que explora o solo do planeta Marte desde maio, confirmou a existência de água no planeta. É a primeira vez que essa confirmação é feita quimicamente. A missão Phoenix, teve um custo de US$ 420 milhões, e tem participação de vários países, como o Canadá, Alemanha, e Suíça. A missão alimenta a busca incansável por vidas em outros planetas. Com certeza um grande passo para a ciência, mas e o nosso planeta?Alguém lembra?O Aquecimento global, que é uma das grandes ameaças à vida em nosso planeta, um grande fenômeno climático de grande proporção, está aumentando a temperatura da superfície terrestre. Vai ver estão procurando água em outros planetas, pra quando o nosso estiver condenado, irmos até eles para destruí-los também.

Solo de Marte fotografado pela sonda Phoenix

Eclipse total do sol.

No dia 1º de agosto, ocorreu um eclipse total do sol, fenômeno que é possível através da passagem da Lua entre a Terra e o Sol, e que ocorre a cada 18 meses. O quinto eclipse total do sol do século XXI, foi visto pelo Canadá, Groelândia , norte Siberiano, oeste da Mongólia, e teve fim na China. Aproximadamente 1 bilhão de pessoas acompanharam o fenômeno.



Eclipse do Sol visto na China

Você sabia?

Que na China os eclipses solares sempre foram associados a catástrofes, ou à infelicidade? Apesar não existir nenhuma base científica para essa crença.

O curioso é que o Sol é 400 vezes maior do que a Lua, porém, a Lua está 400 vezes mais distante do Sol. Quando o nosso satélite bloqueia a luz do Sol por completo é quando o fenômeno ocorre.

Até semana que vem.

9 comentários:

Ruleandson do Carmo disse...

Menino, muito bom esse post. Colocou ao fim uma definição bacana, é muito bacana ver nascer um jornalista!!! Parabéns e existe sim vida fora da Terra eu sou um E.T. à espera da nave-mãe!

petit disse...

coisa mais bonita esse namoro da lua e do sol.
( :
continua escrevendo tá, jota?
beijo.

Clayton Vilaça disse...

Muito interessante essa analise que vc fez entre a busca por agua em marte e a falta dela por aqui na terra ... é muito bizarro isso cara, muito!! parabéns pela escrita aí!!= )

Joey disse...

Nossa, se um dia eu ver um eclipse solar eu saio tomado nas estrelas de sunguinha gritando
taaah looco
tah loooco

Ou, mas eu tava vendo, existe um projeto grande de colonizar marte
jah pensou?!

Unknown disse...

milhões para explorar outro planeta.. tudo bem a busca pelo desconhecido fala mais alto enquanto milhões morrem de fome e sede todos os dias,más como dizem cada um com seus problemas,mais uma vez o ser humano não ajuda o próximo e prefere torrar tudo com outras ´´necessidades``não discordo sou um amante de ovnis e talz e gostaria de ver vida fora da terra,só acho as vezes absurdo o dinheiro gasto com isso,imagina essa grana investida na África com medicamentos pra AIDS e outras doenças e comida?? pense,veja,seja humano...

Maria Amélia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Amélia disse...

A ciência, como sempre, arranjando soluções para os problemas que não existião.

Tá muito interessante seu blog.

Beijo.

Caio Henriques (TumaTe) disse...

lindo!
adorei a questão proposta!
continue assim

Anônimo disse...

Falando na China, eu li outro dia num jornal X qquer que os chineses chegaram a ter aulas e "como torcer" pelos times e equipes nas Olimpíadas. Eu sempre soube que eles eram isolados culturalmente, mas isso já é demais! Né?

Té mais ver! :*