08 julho 2009

Mudanças Na Comunicação Social Do Uni-BH?

Parece que mais uma má notícia está chegando aos estudantes de jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte, o Uni-BH. De acordo com fontes internas, o curso de jornalismo será substituído pelo de “Comunicação Integrada”. Os formandos não terão a habilidade especifica de "jornalistas" reconhecidas em seu diploma, o que não interfere no exercício da profissão, caso o diploma volte a ser exigido, mas desvaloriza o curso, pois atualmente o que é visado no mercado são justamente as especializações. O curso de “Comunicação Integrada” existe em Belo Horizonte apenas na PUC, unidade São Gabriel, porém a Universidade também oferece os quatro cursos conhecidos como integrantes da “comunicação”, separadamente. Ou seja, o aluno que se matricula na PUC pode escolher se quer cursar Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda, separadamente ou se prefere estudar ambos de modo amplo, com o curso integrado.


Vale ressaltar que algumas Universidades, faculdades ou mesmo Centro Universitários de outros estados consideram integrantes de “comunicação” cursos como cinema, rádio e tv, dentre outros. Cabe questionar então se o UNI-BH optará pelo modo simples ou amplo dessa “intregração”.


Essas mudanças estão previstas já para o próximo semestre, quando o Grupo Ânima, nova mantenedora do centro universitário, começa suas atividades. Para quem não sabe, este grupo assumiu o Uni-BH, depois de um longo período de crise financeira no final do ano passado. A nova mantenedora também administra o Centro Universitário UNA e a Faculdade De Ciências Médicas De Minas Gerais.


Entramos em contato por e-mail com a coordenadora do curso de Jornalismo, Lorena Tárcia, e segundo ela, essa informação não procede , e garantiu que os cursos continuarão do mesmo jeito que estão, separados. Vamos ver o que o Uni-BH/ Ânima estão preparando para nós.


João Paulo Vale

Teani Freitas

7 comentários:

Unknown disse...

é...realmente é incrivel como cada vez mais e triste o quanto pagamos na faculdade. Voce passa sua vida inteira querendo fazer uma coisa, ai pessoas ridiculas vem e mudam oq vc quer fazer, tiram seu diploma, ai outro PALHAÇOS, para quem estamos pagando R$ 760,00 MENSAIS, vem e resolvem, assim, no terceiro semestre, que vão colocar comunicação integrada..assim...a toa sabe...pq pra eles convem. Cada dia mais me envergonho deste governo e grupos que dominam nosso país. O unico do mundo que nao valorizam seus estudantes. Este país ....é meu Brasil....é Grupo Anima....é UNI-BH...

Lorena disse...

Olá João Paulo e Teani. Passo por aqui para parabenizá-los pelo Blog e reafirmar, conforme já esclareci por email, que essa suposição não tem absolutamente nada de verdade, ok? Não sei de onde surgiu a informação, mas nunca foi cogitada uma mudança deste tipo no nosso curso. Já passei meu telefone para vocês e colegas esclarecerem quaisquer outras dúvidas.

Abraço,

Lorena
Coordenadora do curso de Jornalismo do Uni-BH

Unknown disse...

Acho que não é preciso dizer muito......assimo embaixo as palavaras de Bruno Victor....
É lamentvél...Primeiro a notícia do Diploma ,e agora mais essa..
Agora é esperar,mas uma coisa é certa,o nosso sonho ninguem pode tirar! =)

Ricardo Malagoli disse...

No Centro Universitário Newton Paiva a tendência é ocorrer o mesmo, embora a reitoria ainda não tenha anunciado nenhuma mudança concreta.

Como diria o péssimo jornalista Boris Casoy, "isso é um absurdo".

Ricardo Malagoli disse...

Sugestão: acrescente ao seu blog o gadget "Seguidores". Assim fica mais fácil acompanharmos as atualizações.

Abs.

Anônimo disse...

"Como diria o péssimo jornalista Boris Casoy, "isso é um absurdo".

Na verdade, o Casoy fala "isso é uma VERGONHA".
Absurdo é julgar um jornalista do jeito que fez ("péssimo jornalista") e falar errado ainda.

Teani disse...

O negócio agora é curtir nossas férias suínas. rs!