20 maio 2010

Jornais online competem com o twitter?

É interessante como as coisas funcionam com a internet. Com sua chegada, os meios de comunicação logo trataram de criar versões "online" de seus veículos para não ficarem obsoletos, e para existirem também no mundo virtual. Com o boom do twitter, novamente esses mesmos veículos aderiram à moda, criando perfis para a rede social. Hoje, várias pessoas afirmam usar o twitter como base de informação.

Podemos dizer então que os jornais online (que estavam no topo da agilidade de informação), agora competem com o twitter?Sim, claro! O twitter é uma ferramenta pública,portanto, todos tem acesso. Se uma pessoa (independente de ser jornalista ou não) está em um determinado local onde aconteceu algum fato, o que a impede de divulgar essa informação antes dos grandes veículos de comunicação?Nada! Claro que leva-se em conta o número de seguidores que ela tem, pois, quanto maior for o número, maior é a possibilidade de essa notícia se espalhar com uma velocidade maior. Quando o assunto é algo próximo à nós, fica mais evidente essa precisão.

Exemplos como as manifestações dos professores da rede estadual de ensino em Belo Horizonte, comprovam essa tese. Confesso que obtive com mais agilidade, informações através dos tweets de pessoas que estavam nas proximidades dos locais da manifestação, do que das versões onlines dos veículos, tanto no twitter, quanto nos portais. E mais uma vez, a tecnologia começa a adaptar a forma de que as informações são veiculadas no mundo.

Um comentário:

José Melgaço disse...

Você já pensou em escrever alguma coisa útil?
auhuahuahahuahuhauha
Tô zuando viu João.
Bacana seu brógui!